Culturas e Regiões do Brasil


0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

cult_reg_brasil_1Este volume mantém forte relação com debates atuais sobre a educação do campo, entendida como possibilidade de fortalecer as identidades culturais dos povos do campo em seus territórios. Entendemos que uma obra regional pode ser considerada como tal por sua atenção a uma determinada cultura constituída em um território no qual as fronteiras transcendem a divisão política e administrativa.

O campo brasileiro é muito extenso e diverso. Sua ocupação resulta de inúmeros conflitos entre as culturas indígenas, europeias e africanas ao longo de nossa história. O processo de exploração de riquezas e a manutenção de monoculturas assentadas em latifúndios marginalizaram parcela significativa da população do campo. Sua sobrevivência relaciona-se a um processo de resistência que inclui o desenvolvendo de culturas e tradições próprias.

 

 

 

Como forma de valorização dessas tradições, escolhemos algumas regiões e culturas como objeto de estudo nesta obra. Tivemos em vista a possibilidade de reconhecimento das semelhanças e diferenças entre essas diversas realidades, refletindo sobre a necessidade de recuperação das tradições ou mudanças e adaptações como formas de sobrevivência das comunidades em questão. Em especial, nessa obra destacamos os quilombolas do Vale do Ribeira, o Parque Indígena do Xingu, o sertão nordestino, os povos do litoral brasileiro, as populações ribeirinhas e os pequenos agricultores do campo.

cult_regioes_45_serie
Culturas e Regiões do Brasil
Autores: Kátia, Lívia e Roberto Brait
ISBN: 978-85-260-2109-9
Páginas: 216